terça-feira, janeiro 31, 2012

Turned Pages #2

 Ao abrir aleatoriamente as páginas de Wizard's First Rule, volume 1 da Saga Sword of Truth da autoria de Terry Goodkind...

...He would be the spark of light and life in that blackness that would lead her back to this world, to him. 
'Kahlan, I am here. I won't leave you. You are not alone. I am your friend. Trust in me.' He gently squeezed her shoulders. 'Come back to me. Please.' He pictured the white-hot light in his mind, hopping it would help her. Please, dear spirits, he prayed, let her see in. Let it help her. Let her use my strength.
'Richard?' She called out the name as if searching for him.

Bem a frase está em inglês porque eu estou a ler o original. Depois da minha última leitura ter sido O Nome do Vento de Patrick Rothfuss existe uma coisa que eu gostava de fazer: pegar em Kahlan e na sua personalidade e agitá-la em frente dos olhos de Rothfuss para ver se ele aprende a fazer personagens femininas como deve ser (bem eu gostei da mulher que empresta dinheiro a Kvothe mas a Denna? pfff... enfim). Eu procurei o entendimento da minha revolta e acabei por concluir que antes de Rothfuss eu li Hobb - praticamente passei de uma escritora que nos consegue apresentar mais de uma mão cheia de personagens complexas e tridimensionais para o estilo de Rothfuss que é centrado em Kvothe-e-o-que-existe-à-volta-é-paisagem. Bem estou a fugir ao objectivo principal desta rubrica e já tinha dito a mim mesma que fazia as pazes com o senhor Rothfuss quando começasse a ler o segundo volume Wise Man's Fear.

Gostei da acção por detrás desta frase e em resumo Richard (o personagem masculino principal) pede a Kahlan para ela lhe dar algumas respostas sobre como ela veio parar a Westlands e ela ao ter de recordar uma viagem que a fez literalmente atravessar o submundo começou a entrar em pânico e desespero. Esta é uma pessoa que devido à sua natureza nunca teve um amigo e depara-se primeira vez com esses sentimentos vindos de um desconhecido que acaba por ajudá-la a fugir a um grupo de assassinos que a perseguiam.

A ansiedade de Richard e ternura em contraste com Kahlan que tem uma personalidade mais fechada acabam por libertar a segunda na primeira vez que a vemos ceder à sua máscara de segredos por contar. Estou a gostar imenso deste livro e só vou em precisamente 114 páginas de leitura quando o próprio livro possui 774 e na colecção existem mais 11 volumes (incluindo a prequela). Tenho em mim a expectativa de que este autor se torne especial para mim. A ver vamos...

Sem comentários:

Enviar um comentário